Publicado por Veja Notícias no dia 03/09/2021 as 11:26

Quem não gosta de comer bem, né? Sabemos que um bom tempero faz total diferença nas refeições! E para dar aquele gostinho de defumado em casa, existe algum truque? Sim, e não é apenas um truque não! Hoje vamos ensinar o passo a passo dos melhores truques para deixar sua refeição com gostinho de defumada! Fique ligado até o fim deste artigo para conhecer as melhores dicas!

Como defumar um alimento?

O ato de defumar um alimento não é nada mais nada menos que expor esse alimento a uma fumaça, seja da queima de lenha ou de serragem. O intuito dessa prática é modificar o sabor ou conservar o alimento. 

Geralmente os alimentos que mais são defumados são as carnes, os embutidos e algumas espécies de peixes. Atualmente, muitas pessoas defumam até leite, frutas e legumes. Vale lembrar que, quanto maior for a quantidade de gordura em um alimento, maior será a absorção da fumaça. 

Essa técnica é umas das mais antigas da gastronomia, Há cerca de dois milhões de anos a.C, o homem vivia em busca de comida e lutando pela sobrevivência de nossa espécie. Na Idade da Pedra Lascada, o fogo foi descoberto por esses homens, na técnica de bater uma pedra em outra.

Depois de um maior avanço da espécie, chegaram os nômades que, com a precisão de se alimentar, viviam em diversos locais, nunca se instalaram em apenas uma caverna.

A técnica de defumação surgiu no mundo justamente por esses nômades, na intenção de conservar os alimentos que “encontravam” pelo caminho. 

Para defumar é necessário contar com 3 coisas: brasa, fumaça e lenha. Também é possível defumar um alimento com 3 técnicas: a frio, a quente e a morno. 

Na defumação a quente, a temperatura deve estar acima de 65ºC, na frio, a temperatura do defumador precisa estar acima de 35º, já na morna, é preciso que ela esteja entre 35º e 65º.

Mas agora, que tal aproveitar para aprender a deixar alguns alimentos com gosto de defumados, sem a necessidade de defumá-los? Vem com a gente!

Como dar um sabor defumado a um alimento sem a necessidade de defumá-lo na brasa

Existe mais de uma técnica que podemos fazer para dar um toque defumado ao alimento, hoje vamos mostrar o passo a passo de como defumar a carne com algumas dessas diversas técnicas. Veja a seguir:

Como defumar uma carne usando fumaça em pó

O tempero de fumaça em pó que encontramos em supermercados ou em casas de produtos naturais é um derivado da fumaça líquida, que oferece ao alimento cor, sabor e aquele aroma defumado ao alimento. 

Esse tempero pode ser usado em carnes, legumes, peixes, hambúrgueres, peixes, carnes grelhadas e embutidos, como linguiças. Essa fumaça também é muito usada para preparar o molho barbecue.

O aroma artificial dessa fumaça em pó ou da líquida, é retirado da queima de uma madeira. Essa madeira precisa ser queimada em uma churrasqueira com uma vasilha de água acompanhando.

Dessa forma, o gás que é soltado devido a queima dessa madeira é dissolvido no líquido, o que resulta em fumaça líquida. 

A fumaça líquida, que deu origem a fumaça em pó, foi criada no ínicio da década de 70 nos EUA, por meio de um químico que, ao observar o líquido escuro que aparecia nas churrasqueiras quando eram fechadas com a carne dentro. O procedimento realizado para dar origem à fumaça em pó é muito simples, dependendo apenas da queimada de madeiras. 

Para defumar a carne com fumaça em pó, salpique um pouco desse pó junto dos outros temperos.

Como defumar um alimento usando carvão em uma panela

 Coloque um pouco de carvão em uma panela que possa ser sujada, até o momento em que você observar a saída de fumaça. Feche a fumaça em um pote ou algo do tipo, que caiba o alimento dentro e deixe fechado até que o gosto fixe. 

Como defumar um alimento usando sais defumadores

Essa dica é para os preguiçosos de plantão: Se deseja dar um aroma defumado em suas refeições, basta temperar a refeição com sais defumadores que o aroma de comida defumada estará presente. 

Como defumar com líquidos defumadores

A defumação com esses líquidos, também é um dos métodos usados para a defumação a frio, embora não seja realmente uma defumação. Para defumar um alimento usando esse líquido, basta deixar o alimento de molho nesse líquido, sendo que, quanto mais tempo ficar, mais concentrado ficará o sabor de defumado. 

Como defumar usando uma panela defumadora na boca do fogão

Para defumar com esse método, é necessário usar a serragem defumadora. Ao fundo da panela, coloque a serragem defumadora, sendo que, por cima dela a grade com os alimentos deverá ser fixada. A tampa da panela é fechada e a fumaça provocada envolve todo o alimento.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

3 dicas para aumentar a segurança residencial

3 de setembro de 2021

3 dicas para aumentar a segurança residencial

Nossa casa deve ser o ambiente que nos sentimos bem, confortáveis e seguros. Este é o local que adequamos para relaxar, curtir momentos com a família e descansar ap...