Publicado por Veja Notícias no dia 04/07/2021 as 14:27

Você sabia que o cuidado com a alimentação na TPM pode reduzir diversos sintomas que você sente todos os meses, trazendo muito mais conforto e tranquilidade para sua vida?

80% das mulheres sofrem todos os meses com os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual). Para muitas, inclusive, estes sintomas já se tornaram até mesmo uma parte de suas vidas. Mas acredite: não precisa ser assim!

Você não precisa enfrentar todos os meses as dores de cabeça, cólicas, dores nas costas, cansaço constantes, apatia, estresse, ansiedade… Desde os sintomas físicos aos emocionais, a TPM não precisa ser essa grande inimiga que te deixa mal todos os meses.

Ao cuidar da sua alimentação, você pode trazer muito mais equilíbrio para o seu organismo. Isso porque existem diversos alimentos que podem piorar os sintomas da TPM e outros que podem melhorar!

Ou seja,  pequenas mudanças na sua alimentação já podem te favorecer muito! E vou apresentar 5 dicas que farão toda a diferença na sua vida!

1.  Invista em alimentos diuréticos

Um dos maiores problemas ocasionados por uma má alimentação durante a TPM é a alta retenção de líquidos, que dá aquela aparência de “inchada” para as mulheres e não somente traz desconforto, como também abala a autoestima.

Os alimentos diuréticos são muito importantes, pois ajudam a limpar as toxinas do corpo e especialmente para quem costuma sentir dores na região dos rins durante a TPM ou até mesmo o período menstrual, estes alimentos fazem um excelente papel ajudando a limpar os rins.

Portanto, aposte especialmente em frutas, como abacaxi, melão, laranja, melancia e algumas hortaliças, como alface, pepino… Alimentos ricos em vitamina C e água são muito importantes neste momento.

Consuma as frutas, faça sucos e chás e aproveite os resultados!

2.  Aposte em alimentação anti inflamatória

Investir em uma alimentação anti inflamatória também é muito importante para ajudar seu organismo a trabalhar de uma forma mais leve durante a TPM.

Vários sintomas da TPM e que são sentidos também durante o ciclo menstrual, como as dores de cabeça, cólicas e dores nos seios, são tratados muitas vezes com remédios que possuem a ação anti inflamatória.

Porém, se você cuidar da sua alimentação nesse sentido, você evitará esses sintomas – em vez de acabar tendo que tratá-los quando eles começam a aparecer.

Desta forma, invista em alimentos como ervas aromáticas (por exemplo: orégano, coentro, salsa, tomilho), frutas vermelhas e cítricas (melancia, laranja, morangos, abacaxi, tangerina), peixes ricos em ômega 3 (atum, sardinha e salmão), legumes e nozes.

Claro que, além de apostar em alimentos que possuem uma ação anti inflamatória, é necessário também evitar os alimentos que promovem inflamações, como alimentos refinados, ricos em gorduras, em açúcar e também processados.

3.  Evite a cafeína

Se na sua TPM, você lida tem que lidar com a sensação de estresse constantemente e se sente irritada, chateada, angustiada… Você vai precisar, pelo menos, diminuir o seu consumo de cafeína.

A cafeína faz parte da rotina de muitas pessoas e traz alguns benefícios, mas durante a TPM ela pode acabar sendo uma grande inimiga.

Isso acontece porque ela aumenta a ansiedade e irritabilidade, dois grandes sintomas que afetam as mulheres com TPM e são muito difíceis.

Além disso, muitas mulheres reclamam que, quando exageram na cafeína, acabam sentindo muito mais cólica durante o seu ciclo!

Dessa forma, se você deseja ter mais equilíbrio emocional neste período, é importante diminuir ou, se possível, parar de tomar bebidas com cafeína, como o próprio café, refrigerantes e bebidas energéticas.

Com certeza isso fará muita diferença para as suas emoções!

4.  Hidrate-se!

Cuidar da hidratação é essencial todos os dias, mas especialmente quando você enfrenta a TPM é necessário ter uma atenção redobrada, por causa de vários sintomas que podem se agravar quando seu corpo não está bem hidratado.

Quando você se hidrata bem, com água, sucos naturais e chás, você elimina mais e melhor as toxinas do seu organismo, diminuindo a retenção de líquido.

Além disso, beber bastante água também faz bem para as suas emoções e te ajuda a raciocinar mais rápido, driblando a falta de concentração, que é outro sintoma bastante comum durante a TPM.

Um corpo bem hidratado ainda conta com outros benefícios, como melhorias na circulação sanguínea, facilidade na digestão, controla a saciedade, combate acne, estrias e celulites, e muito mais! Ou seja, somente vantagens!

5.  Fuja do sal e gordura

Um dos grandes problemas da TPM é que, na busca por uma compensação emocional, as mulheres acabam se alimentando muito mal e recorrendo à alimentos que são pouco nutritivos e não somente não fazem bem à saúde de modo geral, como também podem agravar os sintomas da TPM.

Alimentos com muito sal e gordura (como as frituras, alimentos industrializados e processados) acabam inflamando ainda mais o seu organismo e piorando vários sintomas da TPM, como as cólicas, aparecimento de acnes, dores de cabeça e até mesmo as alterações de humor.

Além disso, esses alimentos costumam desidratar o seu corpo, fazendo com que todos os sintomas que você luta contra todos os meses se tornem ainda piores.

No caso dos alimentos com muito sal, o efeito que provoca é de reter a água no seu corpo, te deixando mais inchada e desconfortável.

Por isso, é muito importante apostar em uma alimentação mais saudável, dando preferência a alimentos mais naturais e ricos em reais nutrientes que podem ajudar você a balancear o seu organismo enquanto passa por diversas alterações hormonais.

Imagine que vários dos remédios que você toma todos os meses para dores de cabeça, cólicas, azias e mal-estar de modo geral não seriam necessários caso você apostasse em uma alimentação mais natural!

Muitas coisas que sentimos em nosso corpo e nos incomodam podem ser tratadas com uma alimentação rica e saudável!

Diversos sintomas que você tem durante a sua TPM podem desaparecer ou, pelo menos, diminuir drasticamente quando você investe em uma alimentação que te beneficia.

Nestes casos, é necessário não somente excluir os alimentos que trazem prejuízos, como as gorduras, o sal, a cafeína, como também é importante inserir alimentos que tragam os benefícios que você busca.

Para uma alimentação adequada e bem balanceada é sempre recomendado buscar o atendimento de uma nutricionista online para poder ter uma dieta adequada para sua necessidade e estilo de vida.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos